Contato: (47) 3521-2115 - E-mail secretaria@oabriodosul.org.br

HISTÓRICO OAB – Rio do Sul

foto-editada-tirada-do-faceA criação da subseção de Rio do Sul foi idealizada no dia 24 de maio de 1979 durante reunião entre advogados do Alto Vale do Itajaí representantes das comarcas de Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul, Taió e Trombudo Central.

A decisão ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, sendo presidida pelo Dr. Hélio Roque Rubick.

No ano seguinte, em 24 de junho de 1980, os advogados residentes nas mesmas comarcas elegeram a Diretoria Provisória da Subseção. Foram eleitos: Hélio Roque Rubick (presidente); Alcides Claudino dos Santos (vice-presidente); Vital Pereira dos Santos (secretário) e Francisco Formiga de Moura (tesoureiro).

Na mesma ocasião cada comarca indicou um representante, a fim de dar continuidade aos trabalhos de instalação da Subseção, sendo eles: Lauri Bini (Ibirama); Rubens Bührer (Ituporanga); Adolfo Butske (Taió) e Max Menke (Trombudo Central).

A instalação da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, de Rio do Sul, ocorreu em 15 de agosto de 1980, nas dependências do Fórum da Comarca de Rio do Sul. Três meses depois, em 27 de novembro de 1980, no mesmo espaço, foi realizada a eleição do Conselho da Subseção e da Diretoria da Subseção de Rio do Sul.

A primeira Diretoria foi formada pelos seguintes nomes: Hélio Roque Rubick (presidente); Alcides Claudino dos Santos (vice-presidente); Vital Pereira dos Santos (secretário) e Eugênio Ledoux Pereira (tesoureiro), substituindo o Dr. Francisco Formiga de Moura que não pode assumir, pois não tinha 5 anos de compromisso. O Conselho da Subseção foi formado por outros 47 advogados representantes do Alto Vale.

Originalmente a Subseção se instalou junto ao fórum da Comarca de Rio do Sul.

Em 2008, com a inauguração da sede própria, a subseção foi transferida para a Rua Bulcão Viana, 121, onde está atualmente instalada.

Voltar ao topo