OAB Rio do Sul discute ações acerca do presídio de Rio do Sul.

As comissões de Assuntos Prisionais da OAB/SC e da subseção de Rio do Sul solicitaram ao Departamento de Administração Prisional (Deap), nesta terça-feira (28), que mantenha no Presídio Regional de Rio do Sul os presos condenados que estão trabalhando no local.

Desde o início de março, quando o estabelecimento foi interditado pela Justiça devido à superlotação, os apenados vinham sendo transferidos a outras instituições para amenizar o problema da capacidade. Segundo o presidente da comissão da Seccional, Victor Fontes, a ideia é que o Deap leve em consideração estes critérios e priorize outros presos no processo de transferência.

“Os que trabalham já estão em processo de ressocialização e treinados para aquelas funções. Tirá-los deste ambiente pode comprometer a situação”, afirma. Nos próximos dias, o mesmo pedido será oficializado ao Judiciário.

Além de Fontes, também visitaram o Deap, em Florianópolis, nesta terça, o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da subseção de Rio do Sul, Rosandro Schaffer, os representantes do Conselho Comunitário da cidade, Jane Coninde Liz e Marcos Leandro, e os empresários Joel da Silva e Denilson da Silva, que mantém oficinas dentro do presídio.

O grupo foi recebido pelo diretor da instituição, Edemir Camargo Neto, que, acompanhado de outros servidores, garantiu a implantação de medidas para que os presos que trabalham permaneçam no local.

O pedido é resultado da audiência pública realizada em Rio do Sul no início do mês, que debateu a situação do presídio, a interdição ocorrida em março e a insegurança da comunidade. O Presídio Regional de Rio do Sul tem cerca de 300 presos. Destes, em torno de 100 trabalham.