Ruy Samuel Espíndola, Lúcia Maria Bludeni e Érika Siqueira dão prosseguimento em Brusque a 17a Conferência Estadual dos Advogados

 

Em sua explanação, o constitucionalista Ruy Samuel Espíndola indica a leitura do artigo de sua autoria “Conselhos de um Advogado a um jovem juiz”. No referido texto, escreve:  “Estude com cuidado os autos, e as razões dos advogados especialmente, pois sem eles estarás sozinho na caminhada de fazer justiça”.

 

Leia a integra em:  Conselhos de um Advogado a um jovem juiz.

 

Na sequencia, um dos painéis da tarde do segundo dia da Conferência Estadual foi voltado ao dia a dia do profissional da advocacia, com uma palestra sobre o mercado de trabalho representado pelas organizações do chamado terceiro setor e outra voltada a orientações para as melhores práticas na gestão de um escritório de advocacia. O objetivo das duas painelistas foi o de contribuir com o sucesso profissional dos integrantes da plateia, apresentando, além de novas áreas de atuação, sugestões de estratégias para garantir bons resultados empresariais aos escritórios.

A primeira apresentação ficou a cargo da advogada Lúcia Maria Bludeni, que é presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor e Conselheira Estadual da OAB/SP. O tema da palestra de Lúcia Bludeni foi sucesso profissional, responsabilidade social e sustentabilidade: uma equação que pode dar certo. Segundo ela, sustentabilidade e responsabilidade social são conceitos que estão na moda e, no entanto, não são distintos. Ela defendeu um conceito sistêmico de sustentabilidade, com o qual os advogados estão familiarizados pela sua própria formação acadêmica. A advogada explicou aspectos da legislação do terceiro setor e detalhes da atuação e desafios do profissional para ingressar no segmento.

Na sequência, a advogada Érika Siqueira fez um resumo de seu curso de 40 horas para ensinar profissionais da advocacia a atuarem como gestores de escritório. Entre os principais pontos elencados por ela estão estratégia e marketing, o papel da liderança para a formação de equipes e a gestão de recursos financeiros e de pessoal. “Escritórios são empresas e precisam pagar folha de salários, aluguel e outras despesas e como essência do negócio eles não se diferenciam dos demais serviços”, observou ela. A painelista enfatizou a importância do planejamento estratégico para o sucesso profissional e ressaltou a importância da administração do tempo, um recurso escasso nos dias atuais. Citou o gatinho de Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Érika é consultora e trainer, Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) – São Paulo, analista em Assessments de Comportamentos de Perfis e de Liderança de Coaching (Alpha Coaching e Teoria Disc); especialista em Administração de Escritórios e Departamento Jurídicos pela FGV/São Paulo e em Processo Civil pela Uniceub/Brasília, autora do Módulo de Gestão de Escritório – Projeto de Ensino a Distância da OAB/DF, professora em Cursos de Especializações na Atame – Brasília e da ESA OAB/DF, além de professora convidada permanente da ESA/SC.

A mesa foi presidida por Leandro Molin Hannibal, presidente da subseção de Balneário Camboriú, tendo como relator o conselheiro estadual da Ordem Egon Brüggemann e como mediador o conselheiro Alexandre Campos Pereira.

 

Fontes: http://www.conferenciaoabsc.com.br/noticias/noticia.php?id=NTI=&mercado_de_trabalho_e_gestao_de_escritorio_sao_foco_de_painel

E

http://www.oab-sc.org.br/noticias/leia-artigo-ampquotconselhos-advogado-jovem-juizampquot-ruy-samuel-espindola/10533